1 de fevereiro de 2013

Aceder ao RPi por SSH

Bom dia entusiastas do Raspberry Pi.

Para quem não pode dispensar um monitor em casa para ter um ambiente gráfico no RPi, a solução passa por aceder por SSH.

Antes de mais é preciso encontrar o endereço do RPi na rede local, e para isso é preciso aceder ao vosso router. O meu é um thomson da meo com o ip 192.168.1.254. O ip do vosso pode ser diferente. Inserem os dados de login no router, e procuram algo que diga dispositivos, rede local, ou algo semelhante. O RPi deve aparecer identificado com o seu nome "raspberry-pi" e se não tiver o seu ip local à frente deve ter no link associado ao nome.


Como o Raspbian wheezy já vem com SSH habilitado por defeito, depois de saberem o ip local só vai ser preciso usar uma consola como o Putty (Windows) ou o Terminal (Mac) para aceder ao RPi.

O Putty não vem instalado no Windows logo é preciso fazer download do programa em:

O Terminal já vem instalado no Mac portanto não nos preocupemos com isso.

No Putty basta colocar o endereço ip que descobriram anteriormente, deixar a porta default na 22 e o protocolo de comunicação ssh. Se quiserem salvar esta configuração para utilização futura, no campo imediatamente abaixo de "Saved Sessions" escrever o nome da sessão pretendida, por exemplo "RPi local" e carregar em Save. Mais tarde quando quiserem aceder ao RPi novamente basta abrir o Putty, selecionar "RPi local" e carregar em Load. Em qualquer dos casos, para iniciar a ligação carregam Open. Será pedido o nome de utilizador que por default é "pi" e a password que por default é "raspberry". Serão questionados sobre a adição de uma key, etc, carregam sim e estarão conectados.

No Terminal escrevem o comando
ssh pi@'ip_do_rpi' sem as plicas.
Será pedida a password que é a default para já "raspberry" e estarão conectados.



Estes são os essenciais para comunicar localmente por SSH com o RPi. Mais tarde postaremos sobre como  disponibilizar o RPi na internet e as medidas de segurança recomendadas.

Abraços e até ao próximo post,
Rúben Marques

Sem comentários: