5 de março de 2013

Port-Forwarding: O que é, para que serve e como se faz


Boa noite entusiastas.

Hoje trazemo-vos um conceito fundamental par quem deseja aceder ao RPi fora da rede local: Port Forwarding.

Em casa por exemplo, todos os dispositivos têm um ip local diferente, atribuído pelo router. Quando queremos aceder do exterior temos que colocar o ip externo da nossa rede juntamente com a porta que queremos aceder. O router ao receber o pedido para uma certa porta vai, segundo as configurações, reencaminhar o tráfego para o dispositivo ao qual essa porta foi atribuída previamente. Atribuir uma porta a um dispositivo é o que se chama de Port Forwarding.



O meu Router é um Thomson TG784 da MEO e para fazer Port Forwarding tenho que me ligar ao ip local do router que é 192.168.1.254 (pode ser outro no vosso caso, mas se forem MEO como eu, o IP é o mesmo). O user administrador default é "Administrator" e a password é "3!play".
Selecciono Ferramentas -> Partilha de jogos e aplicações -> Configurar novo jogo ou aplicação
Dá-se o nome que se quer ao perfil (Para vossa referência, escolham um nome adequado à função que o perfil tem) e escolhe-se a opção "Entrada manual de mapeamento de portas". Carregar avançar.
Nos dois campos por baixo de Intervalo de portas meter a porta (ou conjunto de portas) que se quer abrir.
Exemplo:
25565 - 25565 -> Abre apenas a porta 25565
25565 - 25569 -> Abre as portas 25565, 25566, 25567, 25568 e 25569.

Não mexer no resto e carregar adicionar.

Mais abaixo carregar em Atribuir jogo ou aplicação a um dispositivo de rede local.

No campo da esquerda selecciona-se o perfil que acabaram de criar, no campo à direita dessa seleccionam o dispositivo para o qual querem direccionar o tráfego oriundo dessa porta e carregam adicionar.

Nota 1: Certos routers não têm este criador de perfis, pelo que basta dizer quais as portas que querem abrir e o ip local para onde querem direccionar o tráfego, tudo disposto numa tabela com várias entradas. Como lhe chegar depende claro do router.

Nota 2: Não poderão direccionar certas portas desta forma por várias razões. A porta pre-definida para envio de ficheiros por FTP, a 21, está atribuída by default ao meu router. Para a alterar e atribuir ao meu RPI tive que aceder ao router por Telnet e alterar manualmente o mapeamento, mas isso fica para outras núpcias.

Alguma dúvida, os comentários servem para isso...

Sem comentários: