16 de janeiro de 2017

Ligação direta por cabo ethernet entre um raspberry pi e um computador

Imaginem que onde estão não têm acesso a um router, ou se têm não conseguem descobrir qual é o ip do raspberry e este também não tem forma de vos dizer o ip por meio de um ecrã por exemplo.

Há duas formas de resolver esta questão, uma que funciona em qualquer computador, outra apenas funciona em computadores com Windows. Ambas baseiam-se em ligar o raspberry ao computador usando um cabo de ethernet.


1 - Esta é a mais simples, consiste em aceder ao cartão do raspberry com um leitor de cartões.

1a) Dentro do cartão está um ficheiro com o nome cmdline.txt. Escrever no fim da linha:

ip=192.168.2.2

Colocar o cartão de volta no raspberry e ligá-lo.

1b) Fixar o ip da porta ethernet do computador em questão com o valor 192.168.2.1 por exemplo e a netmask 255.255.255.0.

1c) Ligar os dois com um cabo ethernet.

Já está, podem aceder ao raspberry com um terminal ssh qualquer pelo endereço 192.168.2.2.

2 - Esta forma só funciona em Windows e não precisa de aceder ao cartão do raspberry (garantir no entanto que não há nenhuma entrada "ip=..." em cmdline.txt).

2a) Igual a 1b)

2b) Baixar um servidor DHCP para permitir a atribuição dinâmica de endereços pela porta ethernet. O servidor que vamos usar como exemplo obtém-se pelo seguinte link: http://www.dhcpserver.de/cms/download/

2c) Descomprimir o .zip para uma pasta qualquer e correr o programa dhcpwiz.exe. Aqui a única coisa importante é escolher a porta ethernet a usar e aceitar os defaults (next next etc). Vai ser criado um ficheiro com as configurações que escolheram e o programa fecha.

2d) Correr o programa dhcpsrv.exe e carregar "Continue as tray app".

2e) Ligar o raspberry pi por cabo à porta ethernet que escolheram. Deverá aparecer o ip num popup, é o raspberry.

2f) Usar esse ip para a ligação ssh.

A primeira opção é mais simples e serve em todos os sistemas operativos, a segunda é uma alternativa para quando não é possível ter acesso direto ao cartão.

Ainda não consegui partilhar internet do adaptador wifi do computador para a porta ethernet, mas quando tiver mesmo que o fazer e pesquisar prometo deixar por aqui registado para a posteridade ;)

Sem comentários: