26 de janeiro de 2017

Aceder remotamente utilizando MEO

Boa tarde, amigos virtuais.


Introdução


Hoje vamos aprender a utilizar e configurar um serviço que a MEO fornece que, em conjunto com o RPi, seja possível acedê-lo fora da rede local.
Em primeiro lugar, é necessário que saibam utilizar o Putty para poder aceder ao RPi. Numa rede local (ou seja, desde que estejam na rede em que o RPi está ligado), é possível utilizar um IP local e com isso ligarem-se. Se não sabem fazer isto, têm aqui a referência que já foi feita neste blog: Aceder ao RPi por SSH.


Com isto feito, caso queiram ligar-se ao RPi fora da rede local, precisam do IP da rede (não o exemplo '192.168.1.254'). Muitas das vezes, é possível ligarem-se colocando o IP no Putty e ele liga automaticamente. Contudo, a MEO certas vezes altera o IP da rede em que o RPi está (assumindo que utilizam a Internet da MEO). Isto, como podem calcular, cria problemas quando se querem ligar ao RPi e não conseguem porque o IP mudou.

Contudo, a MEO oferece um serviço em que podem atribuir um endereço ao vosso IP, e quando muda o IP, o endereço fica com o novo IP, permitindo assim aceder ao vosso RPi sem problemas.


Configuração


Vamos então tratar da configuração. Em primeiro lugar, é necessário aceder ao site da MEO (www.meo.pt). Depois, é necessário fazer o login (ou efectuar o registo caso não tenha sido feito). 

Assim que tenha feito o login, acedem à Área de Cliente, e carregam no vosso serviço de Internet, localizado na barra esquerda da área de cliente. Após terem carregado, aparecer-vos-á um resumo sobre o serviço. Na barra escura que aparece no topo, vão ver três categorias: Resumo, Tráfego e Serviços. Carregando em Serviços, vão ver sete serviços que vos aparecem. O serviço que queremos utilizar é o serviço DYNIP. Carregando no Gerir localizado aí perto, acedem a uma página que vos pergunta pelo endereço, seguido por um campo que diz "dynip.sapo.pt". Escrevem o endereço que querem, a MEO verifica se está disponível ou não, e voilá, têm um endereço atribuído à vossa rede. 

Sempre que quiserem aceder ao vosso RPi, ligam-se ao Putty normalmente, e onde ele pede o endereço, escrevem "vosso_endereço.dynip.sapo.pt" (substituir vosso_endereço pelo endereço escolhido e aprovado pela MEO e tirar as aspas), utilizam a porta do RPi e já está.


Conclusões


Tomei conhecimento deste serviço ontem (obrigado Rúben!) e a configuração não demora tempo nenhum. A vantagem do serviço é, como foi dita, permitir aceder ao vosso RPi (e rede) de forma remota, e sem a preocupação de saber qual o IP ou se mudou.

Espero que tenham compreendido e que o serviço seja útil.

Com os melhores cumprimentos e até à próxima,
João

Sem comentários: