3 de janeiro de 2017

Minecraft server num RPi3

(Wow, o último post foi em 2013??)

De vez em quando volto aqui a este blog iniciado há uns anos para me lembrar de como se fazem coisas simples, inclusivé no trabalho, estou há um ano e meio a trabalhar como suporte IT num centro de investigação.

Mas não vou alongar-me demais, e vou postar mais uma coisa que dá algum jeito e que provavelmente será uma das mais populares, because games.

Hoje estava aborrecido, não por falta de trabalho, mas queria fazer algo diferente com o meu tempo.

Dei outra oportunidade ao raspberry pi 3 que tenho usado para projetos "mais úteis" para a sociedade e decidi pesquisar como montar um servidor de minecraft (ainda jogas isso Rúben?) no RPi3. Bem fácil... surpreendentemente.

Parece que há já algum tempo existe uma coisa chamada spigot, que pelo que percebi é uma versão de servidor minecraft otimizada que TODA a gente usa atualmente por conseguir fazer mais com menos (poupa dinheiro a quem quer alojar servidores). E experimentei,... e localmente, isto é, na rede da minha casa, funcionou muito bem, os blocos partem-se e os recursos "popam" instantaneamente (relativamente, afinal sou físico, but I digress...). Mas passemos às instruções, obtidas e adaptadas de:

https://www.raspberrypi.org/forums/viewtopic.php?f=78&t=143473

Numa pasta qualquer (/home/pi/ por exemplo):

mkdir BuildTools
cd BuildTools
wget "https://hub.spigotmc.org/jenkins/job/BuildTools/lastSuccessfulBuild/artifact/target/BuildTools.jar" -O BuildTools.jar java -jar BuildTools.jar
java -jar BuildTools.jar

Agora esperam que o jar faça download do que precisa, compile tudo e distribua os pacotes, etc... Leva uns 20 minutos, mais coisa menos coisa.

No final correm o pacote distribuído, com um número que depende da versão em que o spigot se encontra. À data o ficheiro a correr é o spigot-1.11.2.jar, mas de certeza que rapidamente esta versão 1.11.2 vai ser ultrapassada e passam a ter que atualizar o comando abaixo que é:

java -Xms512M -Xmx1008M -jar ./spigot-1.11.2.jar nogui

A primeira vez que correrem este programa vai ser criado um eula.txt (termos de utilizador, blablabla) que têm que aceitar. Para isso basta editar o ficheiro, com nano ou vim (usem vim, sejam fixes).

sudo vim eula.txt

e onde está false ponham true. Salvem e corram outra vez:

java -Xms512M -Xmx1008M -jar ./spigot-1.11.2.jar nogui

Desta vez será criado o mundo e podem entrar com o vosso cliente, usando o IP do RPi. Para acederem remotamente, vocês ou os vossos amigos, sigam o guia de port forwarding e atribuam ao RPi a porta 25565 que é a típica para este tipo de servidores.

Bons jogos!

Sem comentários: